2009/05/05

 

Um Presidente que ignora a Lei. Resposta da CADA

Chegou-me hoje, pelo correio, o Parecer n.º98/2009 da CADA - Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, que apreciou a minha queixa contra o Presidente da Cãmara, pelo facto de se ter recusado fornecer-me cópia de documentos por mim requeridos e de acesso
público a quem queira consultá-los.
O Parecer tem a seguinte CONCLUSÃO:
"Face ao exposto, deve a entidade requerida:
a) Facultar o acesso à informação solicitada referente a vencimentos e subsídios identificados;
b) Após aprofundada busca, e caso não consiga localizar o requerimento referente ao pagamento do subsídio de reintegração, informar o requerente disso mesmo".
Explicando melhor:
a) o Presidente da Cãmara, embora contra a sua vontade, vai ter de me facultar o acesso aos documentos que quero consultar. A posição que tomou, para além de demonstrar ignorância da lei (pior ainda porque é licenciado em Direito, portanto, jurista!) e falta de transparência (ou medo dela!), ainda levou um puxão de orelhas da CADA. Se os vencimentos, subsídios de representação e de alimentação recebidos pelo Presidente e Vereadores são do conhecimento público e, são, sobretudo, pagos com o dinheiro dos munícipes, que medo é que lhe meteu o meu pedido?
b) do Subsídio de Reintegração, que recebeu no início de 1994 e no montante de mais de 4.000 contos, não aparecem os documentos no Arquivo da Câmara, diz a Câmara em resposta á CADA. Na minha opinião, é um desaparecimento muito conveniente e justifica o facto de não me dar cópia do pedido que então fez à Câmara para lhe lhe fosse pago. No entanto, apesar de não encontrar o requerimento, existe o o Recibo e a Ordem de Pagamento, dos quais vai ter de me entregar cópia.
Estes tiques ditatoriais devem ser contagiosos e estenderam-se á última Assembleia Municipal, onde fui impedido de falar pelo Presidente da Cãmara. Também o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, em vez de soliciar á Câmara uns documentos requeridos por um membro e deputado do PS, entendeu fazer uso dos seus conhecimentos de Direito e não cumpriu a lei tomando uma atitude ilegal que levou o requerente a apresentar queixa na CADA -Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos. O resultado, vai ser o mesmo: vão ter de entregar cópia dos documentos pedidos.
CONCLUINDO: QUALQUER CIDADÃO PODE PEDIR PARA TER ACESSO OU PEDIR FOTOCÓPIAS (pagando) DE QUALQUER DOCUMENTO QUE SE ENCONTRA NA CÂMARA, DESDE QUE ESTES NÃO REVELEM INFORMAÇÕES SOBRE A SAÚDE, A VIDA SEXUAL, AS CONVICÇÕES OU FILIAÇÕES FILOSÓFICAS, POLÍTICAS, RELIGIOSAS, PARTIDÁRIAS OU SINDICAIS, DE OUTROS CIDADÃOS.
Qualquer cidadão pode, pois, consultar qualquer documento, sejam eles facturas, contratos, processos de concursos de obras e de admissão de pessoal, adjudicações, etc, sem ter que indicar os motivos porque o faz.

Etiquetas: , , ,


Comments:
E para pagar não é ao belo prazer, como algumas Câmaras do nosso distrito (e não só...)ainda tentam fazer (e fazem), como se podia ler há uns meses no «Jornal do Centro».
Existe uma tabela ESPECÍFICA do Ministério das Finanças que é actualizada todos os anos.
E os documentos também podem ser pedidos em suporte digital: disquetes, CD's ou DVD's.
 
Alguém acredita que um documento desses, fosse desaparecer.Até o Próprio presidente tem fotocópia desse documento nos seus arquivos pessoais em sua casa.Que raio de advogado é este que despreza os documentos.Também fazia o mesmo aos documentos dos seus clientes?
Quem não deve não teme!
Faculte os documentos ao Sr. Vereador e acabe com a suspeita.
 
Ao Anónimo do dia 8:

Agradeço-lhe o seu comentário, mas, como deverá entender, publicá-lo, colocar-me-ia numa posição muito delicada.
Um abraço
 
Caro JCPEREIRA.

Obrigado pelo apoio, mas. como deve entender, não posso publicar o seu comentário.
Um abraço
Gabriel
 
Bem isto é grave!! Senhor Presidente da Camara está a fazer birra e nao entrega os documentos, quem nao deve nao teme, não sei sinceramente como e quem o poderá obrigar a entregar documentos que ao que parece alguns ja nao existem e outros desapareceram...isto é verdade???? Ouvi dizer que os famosos papeis desapareceram, pode confirmar? Isto ja começa a ganhar contornos de um Caso de CSI miami que certamente se for avante, algumas pessoas irão precisar do Dr. House, va se la saber porquê!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?