2009/10/14

 

As eleições

Terminadas as eleições, a Coligação PSD/PP voltou a vencer e estão de parabéns. Quem ganha há-de ter algum mérito e, se, cerca de 2.800 munícipes lhe deram a sua confiança, têm legitimidade para governar da melhor forma possível para o bem da comunidade.
Na minha opinião, que não escondo nem escondi, esta equipa reduzida e parcialmente alterada, não mudará de atitude nem alterará a forma pouco transparente como dirigiu a Câmara neste último mandato. Os eventuais compromissos assumidos com as Juntas de Freguesia e com alguns apoiantes, não vai deixar margem para um gestão isenta. Compete aos membros da oposição eleitos, manter os olhos abertos e tentar descortinar os desvios, se por caso se vierem a verificar.
Em relação ás eleições em si, estas foram marcadas por uma afluência acima das expectativas e da média nacional, que só tem a ver com o sistema de transportes montado pelo PSD/PP, no dia do escurtínio. O PS, com a maior votação conseguida, desde sempre, no concelho de Penalva do Castelo, foi incapaz de fazer frente á votação considerável em Pindo e no Castelo. O MPT, fragilizado pela ausência de listas das Juntas de Freguesia, fez, na minha opinião, uma campanha bastante digna sempre apoiado por uma Juventude entusiasmada, mas foi vítima da bipolarização PS-PSD/PP.
Apesar de tudo e mesmo tendo em consideração a vitória eleitoral, a Coligação PSD/PP, perdeu cerca de 800 votos em relação a 2005, perdeu um vereador, perdeu 4 Juntas de Freguesia e a maioria absoluta na Assembleia Municipal, que só conseguirá se ganhar a Junta de Freguesia de Mareco, sendo depois decisivo o voto de qualidade do Presidente da Assembleia Municipal, cuja eleição, se não obtiver consenso, será de ordem administrativa. Se o empate para a escolha do Presidente da Assembleia persistir depois da votação, será indicado, o primeiro cidadão subscritor da lista mais votada. Na prática, poderemos ter um Presidente por decisão administrativa. Esta vitória, é também uma derrota.
O PS, por sua vez, subiu cerca de 800 votos, roubou 3 Juntas de Freguesia ao PSD/PP e aumentou o número de eleitos para a Assembleia Municipal. Esta derrota, é também uma vitória.
Pelo meio, fica a vitória da lista da CDU em Real e derrota humilhante da candidata à Junta de Freguesia da Ínsua.

Etiquetas: ,


Comments:
penso que um dos grandes derrotados também foi o Sr. Gabriel. No mais o Leonídio foi o grande vencedor. quanto à Dora, penso que 200 e tais votos, é uma vitório, Se o MPT tem apresentado uma candidatura credivél à freguesia da Insua tinha elegido um vereador e quanto à junta até podia colocar em causa a maioria dos que actualemnte lá estão que fazem jogo com todas as candidaturas, mas são muito fraquinhos.
 
Seria importante haver uma oposição forte, esclarecida e publica. Á imagem do que o Sr. fez. Agora serão duas vozes!
Tenho curiosidade relativamente á sua posição politica no futuro.
Saudações.
 
Para os anónimos anteriores:

Cada vez que o concelho fica mal servido, é uma derrota para mim.
Durante quase 4 anos, neste blog, fui dando conta das anomalias e habilidades que detectei. Ninguém quis saber disso. Nem as acusações, nunca desmentidas, levaram os penalvenses a questionar-se sobre a possibilidade de haver gente que se serve dos lugares que ocupa para ter benesses pessoais, em vez de gente que serve quem os elegeu. Cumpri o melhor que soube e pude.
Fui, sou e serei livre da dar apoio a quem entender e não tenho que prestar esclarecimentos nem pedir desculpa a ninguém. Na minha opinião, o que aí vem, vai ser pior do que foram estes 4 anos. O futuro o dirá.
 
sim os da junta da Insua que la estao sao mesmo muito fraquinhos, nem sei como tiveram mil e muitos votos, de 4 em 4 anos ha eleiçoes, candidatem-se ainda este ano o Doutor leonideo viu-se negro para arranjar candidato à junta, OFEREÇAM-SE
 
Foi com alguma frustração, que tomei conhecimento e analisei os resultados eleitorais, no concelho de Penalva, até porque analisando os mesmos não profundamente, fiquei com algumas dúvidas em certas freguesias, no apuramento dos resultados, mais concretamente na discrepância dos mesmos em relação a todo o concelho.
No entanto fiquei agradado ao saber que seis freguesias são da oposição, podendo ser sete (Mareco).
No fim-de-semana seguinte às eleições, estive na minha freguesia com a família, aproveitando para dar os parabéns aos vencedores da nova força política eleita na freguesia, incentivando toda a lista a realizarem trabalho sério de que tanto a terra precisa, uma vez que tanto existe para fazer,alertando ainda, os mesmos para o seguinte.
A melhor oposição que pode ser realizada à câmara e ao incompetente do seu presidente, são os executivos eleitos do PS, demonstrando como se faz, sempre com o objectivo único de servir a população, e não aos interesses só de alguns.
Fiquei estupefacto (em parte) com algumas informações que me relataram, nomeadamente o facto de o Sr. Leonídio ter proferido os seguintes comentários: "Não haverá apoios nenhuns para a vossa freguesia" só pelo facto de não ter sido o partido dele a continuar.
Tais declarações só demonstram a forma primaria de exercer o poder por parte deste senhor, no entanto quero acreditar que tais declarações só o foram proferidas na hora da derrota, até porque se for cumprida tais ameaças, existem mecanismos democráticos e legais para combater tamanha prepotência, a começar pela assembleia municipal, mas não se esgotando aqui.
Por ultimo, estou confiante, e tenho razões para dizer que, a maioria dos Penalvenses comunga da mesma opinião, ou seja todos nós acreditamos que o Sr. Presidente de Câmara não irá cumprir o mandato até ao fim, porque todas as informações que me vão chegando aqui por Lisboa, vão nesse sentido, os Penalvenses podem ficar descansados, porque todas as irregularidades praticadas e denunciadas do anterior executivo, não estão esquecidas, e posso também informar, que os mais altos responsáveis do ministério que tutela as autarquias locais têm um profundo conhecimento da infeliz realidade, da gestão da câmara de Penalva do Castelo.
Em suma, a justiça pode ser lenta, mas virá, para castigar os incompetentes, os que utilizam meios e poderes neles confiados pelo povo, e que os aplicam a favor de uns e não de todos, e eu colaborei com tudo o que esteja ao meu alcance para ajudar a mudar a infeliz realidade existente, e no marasmo em que se encontram essas terras de CASTENDO.


José Carlos Pereira
 
Sr Gabriel Costa, antes de apelidar a derrota da candidata da coligação PSD/PP de "humilhante", pense e questione-se sobre a sua propria derrota à 4 anos, e vou-lhe dizer, sem fazer campanha e sem uma grande equipa à volta dela, devido ao tardio convite, até teve bastantes votos, surpreendeu-me pela positiva e pelo menos teve a coragem de se candidatar contra o poder instalado na junta que apoiou uma campanha em defesa de 4 anos de trabalho na execução de uma casa mortuaria, parece que estamos em Angola.....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?