2008/09/10

 

PATRIMÓNIO - Quem cuida dele?

Estas fotografias foram tiradas este fim de semana na Anta do Penedo Com, na freguesia de Esmolfe. Em 1998/1998, através de um projecto apoiado pelo Programa Leader, foi este monumento recuperado e arranjado todo o espaço envolvente. Colocou-se uma vedação para impedir a entrada de viaturas, limpou-se a zona, colocaram-se caixotes do lixo, colocou-se um painel explicativo e adquiri-se uma área de cerca de 7.000 m2 para que se pudesse proteger o local e, num futuro próximo, ser preparado para um espaço de lazer.
O estado em que se encontra é uma lástima! Desapareceu o painel com as explicações, desapareceu a vedação, há lixo e garrafas vazias por todo lado e dentro do monumento é uma lixeira de vidros, acenderam fogueiras no interior e uma das pedras de apoio está a rachar.
É o abandono do único monumento do género que se localiza no nosso concelho.
Quem ouvir falar o Presidente da Câmara sobre património, pensa que o concelho de Penalva do Castelo é um exemplo na sua preservação. Na verdade não há pior! O Vereador com o pelouro do património nem quer saber. Depois do Morro do Castelo, da Pia da Lameira, da Estrada Romana junto á Ponte do Castelo, entre outros, chegou a vez de estoirar com a Anta do Penedo Com.
Até quando se manterá esta irresponsabilidade?










Etiquetas: , , ,


Comments:
Se deu um salto até às sepulturas escavadas na rocha da Eirinhas/Capela/S. Martinho lá em Esmolfe também deve ter assistido ao abandono a que foram votadas.
 
Caro Pedro:

Na boca dos actuais responsáveis camarários, o Património, apenas serve para dar um ar de responsabilidade. No entanto, os actos de desleixo e abandono, contrariam-nos todos os dias.
Um abraço
Gabriel Costa
 
Boa noite, este mês Penalva inteiro vai estar à espera de uma notícia bombástica. Infelizmente. Mas há muita curiosidade e acreditamos que terá engredientes mais ezclarecedores do que se está a passar na gestão de recursos e conviniências...

Voltararemos a visitar em breve.
 
apesar de estar fora de onde nasci faz mais de 12 naos sempre me tento manter apar do que se passa infeliz muitas das coisas que o Senhor Gabriel diz aqui sao verdade no seculo 21 e ainda estamos assim e bom crescer mas e preciso manter e de momento pelo que tenho visto nao so aqui mas em outros pontos de referencia o presidente actual deixa muito a desejar ou sera que so quer poleiro.

um abraco

Bruno Araujo
 
Então é verdade que a Câmara quer levar todos os elementos da Assembleia Municipal de Penalva do Castelo,beber democracia à Madeira.Está de parabens Dr. Leonídio pois o dinheiro é nosso e o Sr. vai gastar o pouco dinheiro que a Câmara tem na sua viagem e na dos seus competentes seguidores.
 
Estes Senhores dos Blogues andam a dormir.Estamos a menos de um ano das eleições autárquicas e ontem os vereadores da Câmara quase que se batiam e não dizem nada?
 
Não sei de qualquer viagem programada para a Madeira. Nem creio que esteja prevista.
 
Também não sei que história é essa dos vereadores andarem em discussões acaloradas. Se isso aconteceu, foi entre a maioria PSD e por motivos que desconheço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?