2009/09/08

 

As obras na vila

Durante anos, na Avenida Castendo, mesmo em frente á entrada para o páteo da GNR, esteve patente uma espécie de rego, originado pelo abatimento do terreno da vala das condutas das águas pluviais.
Durante três anos, alertei o Presidente da Câmara para o perigo que representava para o trânsito automóvel e para a necessidade de mandar reparar esta anomalia. A entidade responsável pela reparação, é ainda o empreiteiro, MONTALVIA SA, o mesmo que anda a construir os arruamentos na Rua D. Manuel I, Fernando Barbosa, dos Correios, Luís de Camões, Prfessor Tiago e 25 de Abril.
Uma vez que a obra se encontra ainda dentro do Prazo de Garantia e ainda não houve a Recepção Definitiva, competia ao empreiteiro esta reparação.
Hoje, para grande espanto meu, andava o pessoal da Câmara, pago por todos nós, a fazer um trabalho que competia a quem ganhou dinheiro com as obras e a quem tem a obrigação legal de proceder ás reparações.
Como é? Então o responsável já não assume as responsabilidades e somos todos a pagar os defeitos que outros deixaram na obra?
As obras na vila começam a criar situações caricatas: alargam-se os prazos por motivos que correspondem á realidade; suspendem-se trabalhos por não se tratarem das autorizações a tempo junto de outras entidades; fazem-se trabalhos que competem a outros; as obras não cumprem a Lei das Acessibilidades; não estão feitas de acordo com os projectos, etc.
Já todos percebemos que, no período de eleições, não pode haver obras na vila, porque deste modo, não se fala delas e as críticas ficarão para outra altura.
Já agora, será que as pessoas de Penalva do Castelo não merecem que a Avenida Castendo tenha passadeiras para evitar que se atravesse a rua sobre os jardins?

Comments:
Bom dia Sr. vereador

Deixe que lhe diga que mais perigoso ainda, são os arbustos que colocaram no separador central, dessa mesma avenida, pois retiram a visibilidade aos automobilistas. Para alem de que o tipo de planta que é (e eu entendo pouco disso), acabará por ter troncos e pés muito grossos, o que dificultara o tratamento destas.
Tem um bom exemplo do que é um jardim num separador central, em viseu, na circunvalação, entre a rotunda da casa de saude, e o IPJ (fontelo).
Acho que estes arbustos deviam ser retirados, e colocada relva no seu lugar, com umas plastas rasteiras, para que se tenha visibilidade, até porque é um cruzamento muito largo, e por vezes tem que se parar a meio para dar a prioridade a quem a tem, pois por vezes só nos apercebemos de outro automovel quando já estamos a meio do cruzamento.
 
já agora mais uma coisa, em relação ás obras feitas na vila.

ONDE ESTÁ A PASSADEIRA NA RUA ENTRE OS BOMBEIROS E O ANTIGO GREMIO??
Colocaram uma no fundo dessa rua, e no cruzamento junto á rua 1º de dezembro nada.!!!1
 
Tudo obras mal feitas e sem fiscalização, aliás quem fiscaliza é o nosso querido executivo que nada entende sobre o assunto.
Se bem se lembram o Dr Carlos já teve um acidente na avenida Castendo, mas parece que não foi suficiente, talvez só quando morrer alguem é que resolvem o problema.
 
Bem, algum responsável deve andar a ler este blog, dado que hoje de manhã quando cruzei a dita avenida, os arbustos estavam modelados de forma a garantir alguma visibilidade, pois até aqui tem estado caótico e perigoso. Creio que no comprimento que foi objecto de modelação, deveria mesmo ser retirado o arbusto e colocado relva com uma flor aqui e além.
Já que parece que o que se escreve neste espaço é atendido, lanço aqui um alerta para os seguintes itens:

- Na passadeira junto aos bombeiro sestá um sinal pizónico. Sim, não é só Itália que tem monumentos tortos, nós em Penalva também temos.
Solução: Colocar uma miúda gira junto ao sinal.
- O reclame do BES deixa cair água da chuva para o meio do passeio e a erosão faz com que algumas pedras do revestimento do passeio descalcem e possam provocar quedas.
Solução: Rejuntar as pedras na referida zona recorrendo a argamassa.
- Cem metros abaixo, dois pontos críticos: um pneu no meio do passeio, cheio de cimento e com um tubo de ferro virado para cima, sempre no meio do passeio, frente a um estabelecimento comercial, mesmo quando este se encontra encerrado.
- Logo a seguir, uma casa tipo solar, onde até está um reclame do PSD, que tem uma flor a obstruir o passeio, a cerca de 1,70. Não é problema para gente mais baixa, mas a mim como tenho 1,80, faz-me confusão ter de me curvar quando vou no passeio naquela zona.
Solução: Exercer a autoridade, criar e mandar fiscalizar um Código de Postura para o Município.
- Loteamento Municipal onde se reaizava a feira. A única coisa que aconteceu no último ano foi colocarem umas árvores. Parece-me tudo concluído ou perto disso. Porque não se avança a venda de lotes?
Solução: Aqui desconheço o estado do processo. Há razões que a razão desconhece.
- Os passeios na zona da Igreja da Misericórdia só dão para gente que caminhe de lado. Caso para dizer: Tantas obras faraónicas, faltam os faraós, que esses sim aparecem sempre nas gravuras a caminhar de lado e davam-se cá bem (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fara%C3%B3).
Solução: Negociação com a EP (Estradas de Portugal). Na EN 234, junto a Fornos de Maceira Dão teve lugar uma beneficiação de um troço de 2 Km em espaço urbano, com passadeiras, lombas para redução de velocidade, criação de passeios, daqueles que até dá para andar de braço dado com o(a) namorado(a). Aqui, o que temos é gente a fazer equilibrismo, porque sinceramente, nalguns casos temos mesmo que andar na estrada. O que mais me perturba é que a estrada é larga demais levando a que a velocidade praticada por alguns condutores ultrapasse largamente o máximo admitido e permitido. Reduzir a largura da faixa de rodagem e criar passeios com largura decente. Se os camiões passam a abrir uns pelos outros, é porque um redução de um metro ou mais, na faixa de rodagem, permite ainda que se cruzem, mas mais devagarinho, com a vantagem de os passeios passarem a ser seguros. O mesmo se aplica para o troço da estrada entre os bombeiros e o cruzeiro, que é um perigo declarado, que deveria ter no mímimo um passeio com um metro de cada lado.
- A praça junto ao antigo Município está mesmo fora de moda, desalinhada com espaços similares de outros municípios. Creio que é possível fazer um lifting de forma a modernizar e suprafuncionalizar o espaço. Aqui compreendo que não havia cabimento orçamental para realizar esta obra neste mandato, aceito que fique para a próxima. Era correcto abrir um consurso de ideias e sujeitá-lo a sufrágio dos munícipes, para que tomassem parte activa na democracia.
 
- Marketing Municipal - Há forte investimento em prendas para ofertar aos ranchos que nos visitam e noutros acontecimentos similares, o que não me perturba, pois são intercâmbios salutares e aceites pela sociedade. O que acho que falta é logo quando se chega a Penalva, do lado de Mangualde e Sátão, ter um cartaz bonito, a dar as boas vindas a Penalva do Castelo, e aí ter o queijo, a maçã, o vinho, etc.
Solução: Lançar um concurso de ideias. Mais uma vez pedir a opinião dos munícipes. Em vez de estarem sempre a falr mal, podem expressar a sua opinião construtivamente.

Tenho mais, mas já estou muito cansado e continuo noutro dia. Gostava de ouvir a opinião do autor do blog quanto a estas propostas.
 
Boa Noite.

Cá está um tema que, em minha opinião deve ser discutido e deve ser levado a sério.
As obras na Vila (Sede de Concelho) e não só, são efectivamente necessárias.
É certo e sabido que o Municipio por si só, não tem capacidade Financeira para as levar em frente mas, para isso existem os FUNDOS COMUNITÁRIOS, dos quais o nosso Municipio tem estado arredado e não os tem aproveitado, NÃO TEM SIDO ELABORADAS CANDIDATURAS.
Neste Verão, aos Domingos, andei pelo nosso Distrito e pelos Distritos da Guarda e Coimbra.
Há muito que não o fazia e, para além dos Concelhos limitrofes ao nosso, que nos últimos anos rasgaram Rua, Avenidas e Variantes, originando o desenvolvimento dessas localidades, verifiquei que nesses outros Concelhos, desde MORTÁGUA a Sul passando por OLIVEIRA DE FRADES e VOUZELA a Poente, SERNANCELHE a Nascente SÃO JOÃO DA PESQUEIRA e CINFÃES a Norte, cresceram fruto do aparecimento dessas novas Ruas, Avenidas e Variantes.
SEZURES, garanto que era maior que SERNANCELHE e PENEDONO mas hoje essas duas Vilas estão de longe superiores à Vila de PENALVA.
O mesmo crescimento se verifica em AGUIAR DA BEIRA, FORNOS, CELORICO, SABUGAL e OUTRAS VILAS DO DISTRITO DA GUARDA.
TÁBUA, OLIVEIRA DO HOSPITAL, GÓIS, ARGANIL e MIRANDA DO CORVO no DISTRITO DE COIMBRA o Progresso graças aos novos arruamentos é notório.
Para além destas infra-estruturas Viárias, deparei com outras também importntes e necessárias; PISCINAS COBERTAS E DESCOBERTAS, CASAS DE CULTURA ETC, ETC.
Em Penalva por Capricho do Presidente da Camara, em vez de uma Piscina, construiu-se um tanque, não foi salvaguardado o Futuro, apesar de, ao que tenho conhecimento, ter sido avisado para que a infra-estrutura ser de outro tipo e num outro num local que englobasse Piscina Coberta e Desoberta.
Não quero ofender mas, infelismente estamos a ser governados por UM CALHAU COM DOIS OLHOS.

Cumprimentos
 
Para Acarário

Não posso nem devo publicar o seu comentário.
 
Caro Sr. Gabriel Costa,
Desconheço o S/ futuro "político" e/ou participativo em relação ao nosso Município.
Por isso e também por me considerar distante o suficiente de qualquer facção partidária, gostaria de utilizar este espaço para lhe agradecer:
- A dedicação (de muitos anos) ao Município e aos Munícipes, que nem sempre entenderam que o Sr. não necessitava da política para ganhar dinheiro, muito menos para obter notoriedade; no seu caso,é o conceito de cidadão ao serviço do povo, ou seja, o espírito de missão que deve ser valorizado, em detrimento do oportunismo de tantos;
- a transparência e distanciamento (suficientes) com que nos foi fazendo chegar factos, decisões e opiniões, relevantes para a vida do nosso Concelho;
- o orgulho da participação democrática, bem como a defesa de princípios de coerência, por oposição à "política de favores" e "seguidismo irracional".

Como V. Exa. bem sabe, eu não concordo com várias das suas opiniões, muitas das suas decisões, muito menos com ideologias políticas de partidos (principalmente por causa de pessoas que se inserem nesses partidos) a que por vezes "recorreu" para ser eleito e nos representar. Mas até para errar é necessário ter a coragem de participar e fazer.
Considero acima de tudo que não deve ser esquecida a sua enorme disponibilidade, bem como a sua invulgar capacidade para transmitir a verdade (ou pelo menos, a sua própria e aprofundada leitura sobre factos) que muita falta faz actualmente, em todos os meios da nossa sociedade.
Para benefício do POVO, o Sr. Gabriel Costa, tem obra feita.
Fica aqui o meu agradecimento, para o caso dos "porta-vozes" do POVO (povo a que eu pertenço), se esquecerem de o fazer.
Seja qual for a sua actividade futura, votos de sucesso.
Dinis Cabral
 
Caro Dinis:
Obrigado e um abraço.
Gabriel
 
so falo da pseudo-variante atras de tua casa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?