2008/04/14

 

Proposta sobre uma justa lembrança

Gabriel de Albuquerque Costa, Vereador independente eleito nas listas do Partido Socialista, vem apresentar a seguinte proposta:

O Sr. BERNARDINO DUARTE PEREIRA, foi o primeiro Presidente da Câmara eleito democraticamente após o 25 de Abril, nas listas do CDS, para o mandato de 1977/1979. Faleceu em 13 de Fevereiro de 1994, depois de ter ainda cumprido mais um mandato, na qualidade de Vereador das listas do PSD, entre 1985/1989.
Penalvense de “Primeira Água”, honrou com o seu trabalho, com a sua seriedade e o seu exemplo, os cargos que ocupou, quer na Câmara Municipal, quer em Moçambique, onde durante dezenas de anos, foi Administrador de Posto, merecendo o respeito de todos os que com ele privaram e da população local.
Finalmente, em 2006, por escritura de permuta, a Câmara tornou-se proprietária de um pequeno quintal, que fora pertença de familiares chegados, e que se localiza em frente da residência onde viveu e faleceu.
Foi sempre meu objectivo, enquanto Presidente Câmara, adquirir tal espaço para nele prestar a homenagem que todos os Penalvenses lhe devem, construindo aí algo que perpetuasse seu nome. Por motivos vários, que não vêm ao caso, tal nunca foi possível.
Ora, sendo agora propriedade deste Município, entendo que chegou a hora de apresentar a seguinte proposta:
Proponho que no terreno situado no entroncamento da Rua 1º de Dezembro e Rua Àlvares Cabral, frente á casa onde viveu o Sr. BERNARDINO DUARTE PEREIRA, seja construído um jardim, ao qual será dado seu nome, como homenagem ao primeiro Presidente da Câmara eleito por sufrágio universal e directo, após o dia 25 de Abril de 1974.
Proponho ainda que o mesmo seja construído de forma a poder ser possível efectuar a sua inauguração na data do 86º aniversário do seu nascimento, a 8 de Julho de 2008.

17 de Março de 2008
O Vereador

Gabriel Costa


Esta proposta foi chumbada pela maioria PSD/CDS-PP com os argumentos de que não era possível construir o jardim até à data por mim proposta: 8 de Julho.
Na verdade, a área a arranjar, tem pouco mais tem de 100 m2 e seria muito fácil...se quisessem!

Comments:
Se aí em Penalva as obras demorarem tanto tempo a concluir como aqui em Mangualde, quem chumbou a proposta é capaz de ter razão. Por cá, como o caro Gabriel já deve ter visto, a Rua Azurara da Beira, que tem pouco mais de 100 metros de comprido, anda em obras desde meados de Dezembro do ano findo e ainda não está transitável.

Cumprimentos
Manuel Azevedo
 
Sou genro de Bernardino Duarte Pereira, que sempre me tratou como seu filho.
Não estranho tal atitude pois sei que a inteligência do actual presidente poderia sair ofuscada com as lembranças dos muitos momentos em que o meu sogro o apoiou a ajudou na sua tarefa de presidente de camara.
Não estranho que o actual presidente de camara tenha alguma relutância em homengiar quem fez obra, por não vislumbrar, hoje, ou no futuro, qualquer tipo de iniciativa que mereça uma homenagem desta natureza.
Mas meu caro vereador, não fique melindrado com tão pouco. Bernardino Duarte Pereira terá homenagem permanente por cada concidadão, que pela sua intervenção, acenda uma lampada ou ligue um interruptor, descarregue um aotuclismo ou tome um duche. Penso que conjuntamente com outros autarcas (nomeadamente o Gabriel) BDP foi quem mais investiu em água, luz e Saneamento básico neste concelho.
Tiro-lhe o meu chapeu pela sua iniciativa. Aos restantes tiraria a cabeça!
Disse
 
Paulo:

Há que tempos, rapaz!
Um abraço
Gabriel
 
Ontem, 23, recebi um comentário anónimo que não posso publicar. Embora concordando com o sentido geral do mesmo, continha alguns desabafos que me impedem de os dar aqui à estampa.
Gostaria que a mesma pessoa mostrasse a sua indignação sem ofender ninguém, de modo a poder ser transcrito.
Obrigado
 
senhor gabriel costa.....

hoje dia 24 de Abril, contaram me algo de bombástico a ser verdade, a fonte que me informou e que não é de Penalva nem sequer tem ligações a este concelho, assegura que sim é verdade. O Doutor Luis Gonçalves, afinal não é mesmo doutor, ele não terminou o curso. Isto é uma certeza não é uma suposição. ISTO É MUITO GRAVE! agora Alguem me explique COMO É POSSIVEL INDEPENDETEMENTE DE ELE SER DOUTOR OU NÃO, COM A VIDA QUE ELE LEVA EM PENALVA EM HORARIO DE TRABALHO E AINDA NÃO FOI DEMITIDO. ESSE SENHOR É ZERO. REVOLTA ME SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE ATÉ TÊM VONTADE E ALGUMA CAPACIDADE AFASTADAS E VER PESSOAS COMO ESTE SENHOR A SEREM INERCIAS AUTENTICAS. TENHAM DÓ... CHEGA!BASTA! RUA! 25 DE ABRIL É JÁ AMANHA! PRECISAMOS MESMO DE UMA REVOLUÇÃO EM PENALVA.
 
Caro Sr. Anónimo que por último intervém:permita-me que faça minhas as suas palavras! Aguardemos, para saber se realmente este povo quer ou não uma mudança! E drástica!!!
 
Aí se fosse em Penalva!

http://jn.sapo.pt/2008/05/05/norte/presidente_camara_se_recandidata.html

Isto é conciência de quem azedou por dentro.
 
Ao Anónimo que enviou um texto da JSD de Penalva:
Este não é o lugar para publicar esse, ou outros textos de teor político/partidário.
De qualquer forma, obrigado pela participação.
Gabriel
 
Caros Camaradas

Quando O senhor Bernardno Duarte Pereira foi eleito presidente eu ainda nao existia neste mundo, Mas dou gracas que foi ele o 1 Presidente por que se nao ainda hoje estariamos como muitas vilas que eu visitei na america do sul como toda gente nao e analfabeta devem perceber o que eu quero dizer, nao era por uma meia duzia de tostoes e umas boas flores que a camara municipal ia ficar pobre porque acho que O BDP merece isso e muito mais porque pra mim em vez de jardim irguiria uma Estatua, mas isso e so meu ver, porque penso que O Senhor BDP era que deus o guarde no seu lado direito um ex-libris de castendo.

Um Abraco

Bruno Araujo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?