2008/02/08

 

Para onde vamos?

Já começa a incomodar o ruído que se faz sobre o concelho de Penalva do Castelo. E, incomoda ainda mais porque não vejo - da parte de quem pode e deve insurgir-se contra esta onda que constantemente se repete nos jornais - quem nos defenda.
Na Câmara Municipal assobia-se para o lado.
É a qualidade de ensino nas nossas escolas, apontadas como estando nos últimos lugares no ranking nacional, e ninguém questiona a situação. A questão não mereceu mesmo a mínima atenção ou comentário público dos responsáveis do Vereador responsável pelo pelouro da Educação, pelo menos, e apenas a Directora da Escola C+S veio a terreiro defender e justificar que em terras pobres e com famílias com carências de toda a ordem é impossível que os alunos se sintam motivados ao estudo. Justificação que se aceita em parte, mas não no todo. A culpa é mais vasta: pais, escola, sociedade e sistema de ensino têm culpa no cartório. A imagem que fica não é a melhor, dada a repercussão nacional do estudo do Ministério da Educação.
A qualidade da nossa água, continua na ordem do dia como sendo das piores. Mais: há situações que estão constantemente a repetir-se obrigando a população a beber água inquinada não havendo por parte dos responsáveis qualquer aviso que proteja a população de possíveis doenças. As análises efectuadas pelo Centro de Saúde, que são públicas, confirmam que esta situação se repete há anos, sempre nos mesmos lugares e sempre com o mesmo grau de contaminação e nada é feito para resolver difinitivamente o problema. A DECO apresentou um estudo sobre a qualidade da água distribuída pelos municípios e o concelho de Penalva do Castelo ficou nos últimos lugares entre os municípios portugueses. Um Vereador da maioria diz, em plena Assembleia Municipal, que não respondeu aos inquéritos da DECO porque os achava mal feitos, esquecendo que está ali para trabalhar e não para criticar os inquéritos da DECO, instituição por demais conhecida e respeitada para que possa ser beliscada com um comentário de quem nada sabe de qualidade de águas de consumo e análises químicas. Investiram-se centenas de milhares de euros em novas captações, mas continuam com o tratamento, irregular e a olho, à base de cloro, sistema já quase considerado pré-histórico e apenas actua no momento, deixando que maior parte da água distribuída vá contaminada.
Num estudo recente, determinando a qualidade de vida que os concelhos proporcionam aos seus munícipes, mais uma vez, o concelho de Penalva do Castelo ficou nos últimos lugares: 5º a contar do fim, em todo o país! Não vi, e creio que também ninguém viu, o Presidente \da Câmara ou qualquer dos Vereadores que são pagos pelo Município, apresentar qualquer defesa ou argumentos que contrariassem o que a televisão e os jornais tanto apregoaram. Às vezes dá-me a impressão que o que os nossos responsáveis querem é que os meios de comunicação falem deles, mesmo que falem mal.
Depois basta ver os jardins maltratados, as ruas sujas, a limpeza dos espaços públicos por efectuar, a recolha deficiente do lixo e a má colocação dos contentores, a organização dos eventos (a Feira do Queijo, este ano, foi um fiasco), a falta de investimento na cultura (a política dos subsídios não faz efeito na qualidade das nossas associações e apenas lhes dá uma actividade ocasional) e, de, uma forma geral a organização e funcionamento dos serviços, para ver que alguma coisa não está bem.
A Estação de Águas Residuais (tratamento de esgotos) de Gôje está uma lástima e funciona mal.
As obras arrastam-se e ultrapassam mais do dobro do tempo previsto ou porque as empresas adjudicatáriass não têm capacidade ou porque os projectos estão incompletos e têm deficiências que atiram os valores das adjudicaçãos para valores mais elevados e não previstos.
A construção ilegal prolifera sem que ninguém ponha cobro a este desmando.
As obras feitas e já entregues têm deficiências que não são mandadas reparar,. Veja-se o edifício novo dos Paços do Concelho, onde chove em vários locais ou os arruamentos da Avenida Castendo onde há caixas de saneamento enterradas e outras a sairem fora do pavimento por causa do abatimento do pavimento. A vila de Penalva do Castelo nunca esteva tão porca, tão feia e tão desagradável.
Para onde vamos, pergunto eu?
Dirão alguns, que, tendo eu estado na Câmara durante alguns anos também havia problemas que não foram resolvidos. Pois havia e haverá sempre. Mas eu já saí da Presidência há 9 anos e, na minha opinião, estamos bem pior do que em 1999.
Em 1999 também havia rankings e estudos que determinavam o estado de desenvolvimento dos concelhos nas várias áreas. Nunca ninguém viu Penalva do Castelo com valores tão miseráveis. O pior, era o índice de analfabetismo, que em 1980 andava pelos 23% e, 6 anos depois, em 1986, tinha baixado para 18%. Mesmo assim, no distrito de Viseu, havia mais de uma dúzia em pior situação.
Nunca se faz tudo o que se quer, mas tem que se fazer tudo o que é possível!
De facto, o que está em causa, é este falatório contínuo que vai colando à imagem do nosso concelho, uma visão miserabilista. E, pior é não haver ninguém que, com a obrigação de o defender, o faça.
PARA ONDE VAMOS???

Comments:
Estamos de acordo. Mas há alternativas a este estado de coisas. E mais não digo.
 
Vamos para Castendo.
 
Li a sua entrevista e não resisti a passar o endereço para outros blogs. Quem fala assim não é gago e fica-lhe bem reconhecer que o seu erro teve o justo castigo. Ter sido candidato pelo PS deu a sensação que queria o poder a todo o custo. Pelo que se sabe da sua actuação na Cãmara continua igual a si mesmo e vai tntando fazer o que lhe deixam, que até agora, não tem sido nada porque não querem as suas propostas aprovadas. Continuo a achar que os seus mandatos foram os que mudaram para melhor alguma coisa nesta terra. É pena que não o deixem ou não queira colocar tudo o que sabe à disposição do concelho.

http://jn.sapo.pt/2008/02/23/ultima/autarcas_querem_tudo_xerifes.html
 
PARA ONDE VAMOS???
Sinceramente não sei apenas sei que nunca vi Penalva tão mal como agora...às vezes dou comigo a perguntar me ...como é possivel que as pessoas que gerem os destinos do nosso concelho, tenham uma visão tão curta....que não tenho um plano estratégico nas mais diversas áreas....que não imponham a eles próprios objectivos a cumprir....depois dou comigo a pensar como é possivel esta falta de capacidade de trabalho de idealizar de dinamismo serem eleitos e reeleitos com base num populismo....a culpa é de todos nós (eleitores) e cidadãos que têm medo de enfrentar o poder....às vezes ouve-se falar em tom de brincadeira...que Penalva precisava de um 25 de Abril....eu só nao acho que precisa de um 25 de Abril como tambem do 1º de Maio...está na hora de sensibilizar as pessoas.....que o futuro delas corre sérios riscos num futuro próximo....depois acho que o problema do nosso concelho tem 25 anos...e não é só de agora...falta industrializar? a grande empresa que tinhamos compramos lhes os armazens para se irem embora? onde está o parque industrial? é simples...nós deveriamos ter tido a coragem de eleborar uma zona industrial há 25 anos atrás....mas faltou nos a tal visão futurista....faltou nos coragem....preocupamo nos com outras coisas não menos importantes como as infra estruturas de saneamento....mas uma coisa não podia nem deveria impedir a outra....senhor Gabriel Costa sempre fui um apoiante seu...desde sempre...mas hoje com mais idade...consigo ter outra visão do nosso concelho....e acho que o senhor tinha capacidade para ter feito mais e melhor....o senhor tambem falhou....é verdade que nem sempre esteve com as pessoas certas....em forma de conclusão quero dizer que muito dificilmente Penalva sairá deste Marasmo....existe uma fome de poder incrivel....toda gente se preocupa com lugares de destaque....depois pronto...não existe capacidade para idealizar....executar....eu trabalho no privado....e muita vez digo isto....levanto-me com 20 situaçoes para fazer durante o dia aparecem mais 15 á noite volto a ter umas quantas para ir para a cama.....para se decidir se um simples tubo deverá ser de cor azul ou vermelho? é preciso reunir o executivo camarario...até parece que todos são engenheiros e todos sabem de obras....quando no fundo não sabem absolutamente nada....como diria o Badaró!!! eu expiliko mas voce só compilika. NÃO HÁ MAIS PACIENCIA! ESTE CONCELHO PRECISA SANGUE NOVO....senhor Gabriel se o senhor gosta do nosso concelho....faça me um favor....de apoio a sangue novo...isto está tudo viciado...e depois quem paga são os cidadão do nosso concelho...e reflete se na qualidade de vida...na escolas...no fundo em tudo...mesmo assim EU GOSTO DE VIVER EM PENALVA....E DEPOIS EM RESPOSTA Á SUA PERGUNTA INICIAL....PARA ONDE VAMOS??? Eu respondo ASSIM NÃO VAMOS A LADO NENHUM
 
Para os Anónimos:

Com comentários assim, vale apena continuar.
Há, de facto, muitissimo para fazer,e, depois de tudo feito, outro tanto aparecerá.
Sei por experiência que as minhas opções, a minha estratégia e as minhas prioridades nunca agradarão a todos. Cada um, e ainda bem, tem vontade própria e objectivos que podem ser comuns atravessando outros caminhos. Já dei o que pude a esta terra e se mais não dou é porque não posso ou não deixam.
As propostas que aqui vou dando a conhecer e que não são apreciadas e votadas apenas porque é conveniente à maioria não dar margem de visibilidade à oposição, é apenas uma gota de água no oceano do desleixo e da falta de estratégia que a maioria PSD tem. Saí da Cãmara há 9 anos, sim, nove anos, e na minha opinião, estamos bem pior. Assumo os erros que fiz, mas se os analisar á luz do tempo em que aconteceram, fica-me quase sempre a certeza de que, naquela ocasião, tomei a melhor opção para o bem de todos.
Grato pela vossa opinião
Gabriel
 
tambem gostei da resposta....mas agora vou ter de ser Frontal e directo consigo...embora não esteja identificado...vou aproveitar para lhe dizer aquilo que pessoalmente provavelmente não teria coragem...talvez devido ao respeito que sempre tive para consigo....até pode ser um acto de cobardia...mas aqui vai á mesma.
Na minha opinião há 20 anos atrás tambem lhe faltou uma estratégia para o nosso concelho...deveria ter sido mais ambicioso...depois cometeu um erro capital....jamais deveria ter saído da camara da forma que saiu há 9 anos....mais ainda....acho pouco provavel que mesmo se voltando a candidatar volte a merecer a confiança das gentes de Penalva....o senhor é o principal responsavel...pelo estado em que se encontra hoje o nosso Municipio..no fundo o nosso concelho...ao abandonar a Camara há 9 anos atrás...entregou o poder de uma forma gratuita a pessoas que não têm o minimo de capacidade de trabalho...basta ver as assembleias segundo me contaram...são autenticas Revistas à Portuguesa....onde já deram inicio a mais umas eleiçoes autarquicas...com jogos politicos muitos baixos...onde a fome (do poder) já aperta....ja começaram os jogos do empurra a ver quem sai e quem fica...quem vai em segundo...que fazer com o LUIS GONÇALVES...com o pai dele....no fundo nao interessa quem tem ou não capacidade de trabalho....o importante é a catequista que leva uns votos...é o homem da taberna...que até controla umas pessoas....é o taxista que tras muita gente pra feira...pra lhes dar a volta...isso é que importa ...depois os resultados estão à vista de todos....tem dias que me pergunto a mim próprio...será um sonho ou o Luis Gonçalves é mesmo Vereador da Camara...Porque nunca vi tanta incompetencia junta....e chama lo incompetente acho um elogio....porque ele é ZERO...isto Bateu no fundo e No estado em que nos encontramos dificilmente alguem a curto prazo conseguirá mudar o rumo da situação....mas por PENALVA PELA NOSSA TERRA VALE A PENA TENTAR....POR ISSO LHE DIGO APOIE GENTE NOVA...SANGUE NOVO....
 
só mesmo para terminar...na ultimas eleiçoes...o que mais me custou ver....foi a falta de apoio que o senhor teve....eu próprio cheguei-o a ver a si...sózinho a pendurar cartazes....eu nem queria acreditar no que estava a ver....não que esse gesto tenha algo de reprovavel muito pelo contrario.....mas sozinho!!!!....custou me ver....talvez...um dia destes ganhe a coragem de lhe dizer tudo isto pessoalmente...talvez um dia...quem sabe...
Um abraço amigo de quem sempre esteve consigo...nos bons e maus momentos...

PS:se não quizer publicar...entendo
 
Falta de apoio?!
Muito honestamente adorava imenso responder-lhe, pena não ter levantado o sigilo de identidade.

Já agora, é com enorme admiração ver escrito que sempre esteve com o Sr. Gabriel Costa. Grande amigo!. Teve a coragem de o ver sozinho a pendurar cartazes mas não se dignou de dar uma mãozinha.

Onde eu senti a falta de apoios foi na contagem dos votos…. Aí é que me custou.
 
Para Senhor Rogério Carvalho

O senhor é novo... e certamente nao sabe daquilo que estou a falar, pois não viveu nem presenciou verdadeiras batalhas politicas...mas como não foi para si que eu escrevi....o senhor Gabriel Costa sabe perfeitamente daquilo que eu estou a falar.
 
Caro Rogério:

A última coisa que eu quero é que haja, no meu blog, discussões sobre quem é mais ou menos, ou esteve mais ou menos, envolvido na minha campanha eleitoral. Perdi e isso é um facto. Agora, compete-nos observar o que o executivo da nossa Câmara vai produzindo e apoiar ou criticar sem politiquices. A minha opinião é suspeita, mas é a minha. Estou mais envolvido que qualquer outra pessoa e sei que é possível fazer mais e melhor com menos custos e sei que é possível organizar melhor e com menos gente. Não tenho a capacidade de poder mudar o que quer que seja e também acham (a maioria PSD) que as minhas propostas não têm qualquer sentido. O que quero, sobretudo com este blog, é que os penalvenses vão tomando conhecimento de algumas coisas, que de outro modo, nunca lhes seria possível.
Todos os que me apoiaram, mesmo os que não colaram cartazes, esperavam e queriam uma mudança para melhor. Não aconteceu e temos que estar preparados para decidir de outra forma nas próximas eleições autárquicas.
Um abraço
Gabriel
 
Sr. Gabriel, já não é a 1ªvez que dou a minha opinião neste seu blog.
Para onde vamos...!!!???? Para melhor não creio, pois independentemente de ser á 15,20, ou mais anos atras, ou actualmente a verdade é que nestas terras de Penalva os interesses pessoais serão sempre colocados em 1º lugar.
Temos sempre a esperança que as coisas mudem, pois esta sempre será a ultima a morrer.
Houve e há pessoas com mais vontade de fazer algo pela terra enquanto estiverem em orgãos de poder, e que puseram(talvez não completamente) os tais interesses pessoais de lado, e embora não tenha passado toda a vida no concelho apercebi-me disso.
Devo dizer-lhe que a ~º vez que tive direito a voto, fi-lo com muito orgulho e foi para o poder autarquico, votei em si, não pela cor politica que representava, embora até tivesse pessoas na familia que eram da mesma cor politica que o Sr.(na altura),participei activamente na sua campanha na altura pois tinha confiança naquilo que seria capaz de fazer ou pelo menos tentar.
O Sr. fez muito pelo concelho se fizer um balanço dos seus mandatos seria positivo, pois ninguem é perfeito e erros todos cometemos. Sei que o lar da 3ª idade foi obra concretizada pelo seu punho, e quando foi preciso dar o murro na mesa(isto no sentido literal) para que este pudesse ter verba para ser concluido, o senhor deu o murro com força.
Um Sr. anonimo no seu comentári disse:
"....preocupamo nos com outras coisas não menos importantes como as infra estruturas de saneamento....mas uma coisa não podia nem deveria impedir a outra...."
a esse Sr só posso dizer que vale mais fazer poucas coisas e boas em condições do que fazer muito e mal.
Concordo com este Sr. numa coisa, que é que o Sr.Gabriel apoie sangue novo para esta terra, pois como deve saber melhor do que eu que a imagem das pessoas gasta-se e principalmente na politica.
Quando das ultimas eleições autarquicas votei mas apenas para e junta de freguesia,teria votado para o presidente da camara e não o fiz pois a pessoa(e não o partido) que eu achava capaz para o cargo, que seria uma lufada de ar fresco foi relegada para segundo plano, o que foi pena, ficando ainda mais desiludido pois como se constata é tudo uma questão de joguinhos de poder, como por certo já devem estar a decorrer para as próximas que aí se avizinham.
Sem me alongar mais, apenas lhe posso dizer que continua a ser para mim uma pessoa capaz para ajudar a melhorar esta terra, mas em 2º plano, que embora o senhor assim como quase toda a gente é modesta, os louros seriam de outros mas a satisfação e a realização pessoal seria muito maior e com menos xatices e desgaste de imagem.
Actualmente eu mesmo já começo a reflectir em que candidato irei votar, pelo menos dos que sei que estaram a concorrer pois como tenho interesses nesta vila tenho que me preocupar, com os que virão gastar os meus impostos.
cumprimentos
falas_tu_ou_falo_eu
 
senhor Gabriel Costa

Estive a ver o seu Blog porque já não vinha cá há imenso tempo, e deixe que lhe diga, com comentários destes que estão aqui expostos, parece me ainda haver pessoas com vontade e ideias, a todos os que escreveram aqui deixo desde já os meus parabens, são comentários com muito bom nivel e que valorizam o seu Blog.
Ainda há pessoas que gostam da nossa terra, por isso é preciso uma lufada de ar fresco na politica local, quanto a isso estou completamente de acordo com os restantes comentários.
Aproveito para lhe colocar duas questões: Fui há pouco tempo para os lados de Fundo de Vila mais propriamente para a Murqueira, e deparei me com imensa construção, mas explique me se souber como é possivel terem autorizado a construção de uma prédio mesmo no alto da Murqueira e que em nada se enquadra com o resto da construção ali existente?

Depois se o senhor ve alguma possibilidade de apoiar ou se acha que existem pessoas no nosso concelho, que nunca estiveram ligadas á politica com capacidade ou perfil para serem presidente ou vereadores do nosso Municipio?
 
Gonçalves; este é o nome que vos faz comichã0o...aprendam com ele a ser humildes... e depois falamos...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?