2008/01/02

 

Reunião da A. Municipal-Dez de 2007

A Assembleia Municipal do dia 19 de Dezembro aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2008. Mais uma vez se aprovaram dois documentos fundamentais para gestão da Câmara e para o desenvolvimento do concelho, sem que estes fossem devidamente debatidos. Para despachar, os Presidentes das Juntas de Freguesia verificaram apenas se estavam contemplados com algumas obras e os restantes membros da A. M. pouco mais importância deram ao assunto, sofrendo apenas as críticas do elementos da bancada do PS. O Orçamento, mais uma vez empolado em cerca de 5.000.000 de euros, também não mereceu muitos reparos ao PSD/PP.
A coligação PSD/PP votou a favor e o PS absteve-se.
Esta foi uma reunião infeliz para a coligação PSD/PP. Desde o Presidente da Assembleia a declarar que em relação ao Centro de Saúde ou outros assuntos ligados ao mesmo tema se recusava a falar deles a dar mais qualquer passo para ajudar a resolver os problemas existentes, até á intervenção desastrosa do vereador do PP, Luís Gonçalves, que, para defender a sua posição em relação ao Conselho Municipal de Segurança, considerou o concelho de Penalva “inviável” e “sem possibilidades de qualquer desenvolvimento através da indústria” não acreditando que qualquer empresa “se instale no concelho”. A dada altura disse mesmo, “eu represento aqui o PP e não tenho nada a ver com o PSD”, mandando assim ás malvas a coligação eleitoral. Não sei qual vai ser a posição que o Presidente da Câmara vai ter em relação a estas declarações do vereador a tempo inteiro do seu executivo. Uma coisa é certa, comigo, a esta hora já tinha passado à história.
O Presidente da Junta de Freguesia de Sezures (PSD), ameaçou apresentar uma moção de censura ao executivo se o vereador responsável pelas obras, António Baptista, continuasse a faltar às reuniões da Assembleia Municipal, dado que já por mais de uma vez manifestara a necessidade da presença deste para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras que superintende.
Para completar, o PSD/PP perdeu a votação da indicação dos nomes para o Conselho Municipal de Segurança, tendo seis dos seus membros votado a favor dos nomes apresentados pelo PS e havendo ainda três abstenções entre eles.
Acabou mal o ano de 2007 para a coligação PSD/PP.

Comments:
Senhor Vereador:

Sou uma leitora atenta do seu blog desde a primeira hora e creio que começo a conhece-lo melhor bem como a sua maneira de pensar. O senhor como prsidente da câmara tinha um feitio dificil mas frontal. Dos funcionários que eu conheço só dizem mal do senhor aqueles que sempre procuraram fugir ao trabalho e os habilidosos. Ainda hoje reconhecem que era amigo de todos mas muito exigente e com uma grande capacidade de trabalho e de decisão. Na verdade, podendo concordar, ou não, com o senhor, as coisas viam-se a andar e hoje demoram uma eternidade. Sabiam que era o senhor que mandava, ao contrário de hoje.
Este caso do vereador que diz as coisas que disse na Assembleia Municipal é de uma gravidade tal que estou à espera de uma tomada de posição do actual presidente da Cãmara. Quem não acredita no que faz o melhor que tem a fazer é sair. Será que não houve ninguém do PSD da Assembleia Municipal que puxasse as orelhas a esse senhor vereador? Será que todos concordam com ele?
Sei que muito frequentemente entra em contrariedade com o presidente e com os vereadores nas reuniões de Câmara por não concordar com algumas das decisões tomadas. Isto, devia ser do conhecimento de todos. Porque não coloca aqui, no seu blog, os motivos dessas discussões?
Cumprimentos
 
Cara Desiludida da política:
As minhas relações com os colaboradores da Câmara sempre foram das melhores pois sabiam que podiam contar comigo nas horas mais complicadas.
A questão das declarações na Assembleia Municipal pelo Vereador Sr. Luís Gonçalves já mereceram o meu comentário neste blog pelo que apenas aguardo que o Sr. Presidente tome medidas, se entender que é caso disso. A minha opinião está dada.
As opiniões que manifesto nas reuniões de Câmara nem sempre são ouvidas mas, como sabe, vivemos numa democracia em que a maioria manda. O problema é quando não dão ouvidos às queixas ou às propostas que apresento apenas porque não convém. Continuo à espera de documentos que requeri pois, ou não existem ou não os querem fornecer. Neste blog tenho dado conta de algumas destas situações. Falar de obras clandestinas é uma constante mas não ligam nenhuma deixando que se ande a trabalhar sem licença numa grande parte das obras do concelho. Os prevericadores já perderam o respeito à instituição que é a Cãmara bem como aos seus serviços de fiscalização.
Confesso que o meu tempo para trabalhar neste blog é cada vez menos, lamentavelmente.
Obrigado pela opinião
 
SR. vereador,
nesta questão do vereador do pp e das declarações proferidas, e não sendo sequer simpatisante do partido a que ele está ligado, nem a de outro qualquer, porque quando exerço o meu direito de voto faço-o, analizando o que foi feito pelos orgãos eleitos, quer seja para o municipio ou para o governo deste pais, e decido ou não se o partido ou a pessoa em questão merece ou não o meu voto de confiança.
As declarações feitas pelo vereador parecem ser umas coisa de uma gravidade enorme(isto pelas considerações que se vêm na blogosfera), mas na minha opinião não acho, afinal o que ele disse não é mentira nenhuma,o concelho nunca se tornará viavel através da industria,se não o conseguiu até aqui que o conseguiu não é agora que o irá conseguir, pois para alem de muitos outros factores cada vez mais somos uma terra interiorizada.
Do que tenho lido na net, a maior preocupação em relação ás declarações do vereador Gonçalves, é o facto de ele estar numa coligação, e ter mandado os seus aliados dar uma curva, e é essa a preocupação dos seus comparsas, e agora o presidente tem que tomar uma atitude... porque? ainda bem que não vai tudo pela mesma fala de papagaio.
Devo-lhe dizer que me preocupa mais é o facto de não aparecerem os vereadores responsaveis nas reuniões a que devem assistir, como o proprio vereador gonçalves e o vereador baptista.
 
Caro Anónimo:

A minha opinião está expressa com clareza e respeito o seu pensamento. A questão que se põe é que se um vereador não acredita na sua terra, vai acreditar em quê? Não foi eleito para fazer o melhor, senão o impossível? Que confiança é que um provável ou possível investidor vai ter se os responsáveis consideram a sua terra inviável?
 
a verdade...tem que ser dita e não fazer como voce fez e o dr leonidio.
 
Caro amigo Gabriel Costa

Já há muitas luas que não comentava neste espaço com finalidades de tratar assuntos relacionados com o objectivo deste blog.

Primeiro é mentira dizer que Penalva concelho não é viável para o desenvolvimento industrial, quando todos os Penalvenses sabem a título de exemplo a Embeiral, S.A. e vizinhas pedreiras como a Explogranifer, Lda desenvolvem há anos actividades económicas no nosso concelho. Ambas tendo ou não a concepção de “industria” tem a particularidade de ser sociedades com fins lucrativos, portanto há viabilidade.
Depois é o facto de que em Penalva não se aposta numa concentração de um determinado conjunto de actividades numa zona concreta para dar mais impacto e força ao concelho.

Outro é o facto e aqui pela primeira vez o assumo publicamente que em nada no meu ponto de vista foi benéfico comprar a garagem ou estabelecimento da BERRELHAS por parte da Câmara facilitando assim a deslocalização da empresa do nosso espaço, e, mesmo as justificações apresentadas e que foram alvo de análise da assembleia municipal e por esta também avalizada tal operação.

Penalva não pode dar ao “luxo” de conceder facilidades à fuga de empresas nucleares até pelo contrário, lutar para que se mantenham. Outro é o facto de que temos de competir com outros concelhos e para isso queremos ser os que temos estruturas para nos servirmos e servir os outros e não dependermos da estrutura dos outros.

A titulo disso por exemplo os escândalos que houve em Mangualde quando em Dezembro de 2006 (julgo) abre uma “guerra” pouco feliz e de má memória para um autarca com o Grupo PSA, mais concretamente a administração da filial em Mangualde. Eu referi este episódio aqui (http://rogercarvalho.blogspot.com/2006/11/cmm-vs-psa-mangualde.html).

Na minha opinião a atitude do Sr. Vereador Luís Gonçalves foi incorrecta e desmedida. Custou uma batalha ao partido dominante e uma derrota pessoal a meu ver, mas tudo se pode compor desde que tenha a confiança para continuar. (“FICARAM NA GARGANTA”).
 
como e que explical se o fulano nao e doutor se intitula com tal e pior ainda assina como doutor luis gonçalves ...
por favor eu creio que so no interior e que isto e possivel
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?