2006/03/22

 

Casa Mortuária - Um local inadequado...

No passado dia 10 deste Mês de Março, foi apresentado na reunião da Câmara um requerimento da Junta de Freguesia da Ínsua solicitando o parecer positivo para a construção da Casa Mortuária nos terrenos anexos ao edifício da sua sede. Pelos motivos que abaixo exponho na Declaração de Voto que apresentei sobre este requerimento, votei contra.
O simples facto da lista que ganhou as eleições para a Junta de Freguesia da Ínsua ter feito parte da minha candidatura à Câmara, não me impede, nem impedirá nunca, de manifestar livremente a minha opinião e de defender da forma que entendo mais correcta o desenvolvimento do concelho. Sei que os elementos da Junta compreendem a minha posição e a aceitam como a manifestação de liberdade de pensamento e de actuação que devo ter.

DECLARAÇÃO DE VOTO
10-03-2006
Sendo certo que este requerimento da Junta de Freguesia da Ínsua não tem poder vinculativo, entendo que devo manifestar a minha opinião e o meu sentido de voto em relação à construção de uma Casa Mortuária na sede do concelho.
Sou da opinião, e nisso concordo com a Junta de Freguesia, que se construa uma Casa Mortuária e não uma Capela Mortuária, remetendo a obrigação da sua construção para quem de direito, mesmo reconhecendo que, sendo a religião católica maioritária no país, não é, contudo, a única.
Reconheço o mérito da iniciativa da Junta de Freguesia da Ínsua, ao procurar colmatar a falta de uma Casa Mortuária na sede do concelho;
Reconheço que os locais até agora encontrados para a substituição da Casa Mortuária (Igreja da Misericórdia, Capela de Santa Ana ou a Capela do Lar da 3ª Idade), não são os mais adequados;
Reconheço que, nas circunstâncias actuais, é urgente que seja construída uma Casa Mortuária para servir a Freguesia da Ínsua.
Não posso, contudo, apoiar a localização indicada e pretendida, nem deixar de tecer algumas considerações sobre essa pretensão.
O local agora indicado é no espaço verde circundante ao do edifício actual da Junta de Freguesia da Ínsua. Este espaço é pequeno e de difícil acesso para viaturas a partir da Rua Alexandre Herculano;
O cruzamento da Rua do Lar com a Rua Alexandre Herculano (após a demolição da oficina de electricidade-auto que foi já adquirida pela Câmara Municipal), e futura ligação à Rua Dr Cabral Pinto, vai tornar este cruzamento como um dos mais concorridos dentro da vila;
A aglomeração de viaturas e a quantidade de pessoas que normalmente acompanham os familiares nos funerais, vai criar estrangulamentos num dos cruzamentos mais frequentados da vila;
A proximidade da Casa Mortuária ao Lar da 3ª Idade, não é, por motivos óbvios, do meu agrado e de muitos munícipes;
Não compete à Junta de Freguesia a construção, na sede do concelho, deste tipo de equipamento;
Compete à Câmara Municipal dar solução à falta da Casa Mortuária, não lhe faltando os meios e os terrenos com localização mais adequada.
Assim sendo, voto contra a aprovação deste requerimento da Junta de Freguesia da Ínsua, dado que não concordo com a localização da Casa Mortuária nos terrenos da junta e no local pretendido e porque estou convicto de que este será mais um erro urbanístico difícil de reparar no futuro.
O Vereador
Gabriel Costa

Comments:
Posso concordar que efectivamente, poderá haver locais mais adequados para a construção de uma Casa Mortuária em Penalva do Castelo, mas tendo esta Junta de Freguesia solicitado por diversas vezes á Camara Municipal um terreno para a Construção da mesma, sem que até à data se tenha encontrado uma solução e tendo esta Junta de Freguesia se compremetido na construção da mesma, acho que o local escolhido acaba por ser uma solução... que na minha opinião nenhum dos argumentos que apresenta são justificação para que não se realiza-se a sua construção naquele lolcal. A necessidade de uma Casa Mortuária em Penalva é uma realidade assumida pela população... Pois deveremos ser das poucas sedes de concelho que em Pleno seculo XXI não tem um espaço destes.
 
Concordo com o nosso vereador da oposição. Faço das palavras dele as minhas, mesmo desconhecendo a opinião dos restantes vereadores e o próprio presidente.

Por um lado, compreendo a posição do João Paulo Ferreira, existe uma absoluta necessidade de ter uma Casa Mortuária em Penalva. Mas tais considerações pela necessidade, não são de facto, compreensíveis quando se quer à priori afunilar a Casa Mortuária no primeiro palmo de terra disponível para tal. Penso que se pode obter melhores soluções, não comprometendo o arrastamento no espaço temporal.
"Roma e Pavia não se fizeram num dia"

Saudações
 
Caro Amigo e Senhor Rogério
"Roma e Pavia Não se fizeram num dia" é verdade que não, mas essa forma de pensar é tipica de Penalva, ao quanto sei aquele espaço onde esta junta pretende efectuar a construção da casa Mortuária não foi o primeiro que apareceu....é o único espaço de que a Junta é proprietária... e agora faço-lhe uma pergunta... qual é o problema daquele espaço? Será o Transtorno que vai provocar o transito? será?...o senhor já viu um funeral passar na rua 1º de Dezembro? aí não há transtorno no transito? é obvio que terá de haver respeito e civismo nestas situações... e será por estar perto do Lar da 3ª idade? bem, estamos a ter progressos porque hoje em dia não são perto do Lar...são mesmo na capela do Lar...por isso Louvo a iniciativa da Junta de Freguesia...porque esta história do deixa andar...do adiar situações...tem sido ao longo de muitos anos o problema do nosso concelho...há que mudar este tipo de pensamento, Parabéns à Junta de Freguesia com esta sua Iniciativa...
 
É com gosto que que participarei no seu blog desde que se mantenha uma troca de ideias e pontos de vista com elevação e respeito. O aparecimento de mais um fórum de discussão sobre Penalva deve servir para, abertamente, se falar sobre o que está mal e louvar o que está bem. Com o meu blog quero prestar um serviço de informações sobre a minha actividade na Câmara e dar a conhecer as posições que defendo sem me preocupar em agradar a quem quer que seja.
Espero que, com as minhas opiniões, possa contribuir para uma discussão saudável sobre a nossa terra.
 
Caro Julio Cardoso
A questão que se coloca não é a boa vontade, o dinamismo e a iniciativa de resolver e colmatar falhas, por parte da Junta de Freguesia, que é de louvar, o que está em questão são erros urbanisticos que futuramente serão dificilimos de resolver, mas o que realmente é triste é as nossas edilidades Camararias fazerem de Pilatos e não tomarem responsabilidades numa obra importante para a sede de Concelho.
 
Caro Gabriel Costa
Agradeço-lhe a sua participação no meu humilde blog e garanto-lhe que pela minha parte faremos sempre destes foruns pontos de arranque que seguremente irão ajudar a nossa Terra a mudar...e bem precisa...
 
Posso falar sobre a regionalização?
 
Roger na margem esquerda.

SOU DA TUA OPINIÃO E DA OPINIÃO CONTRÁRIA
 
Caro Amigo Sr. Júlio Cardoso, é bom ter a sua participação e interesse em discutir matérias abordadas neste blog, apesar de não ser o promotor do mesmo.
Aproveito para deixar alguns reforços sobre a minha opinião relativamente ao projecto Casa Mortuária.

Primeiro, nunca pus em causa o mérito desta Junta de Freguesia por se preocupar em resolver este problema, necessidade já detectada á alguns anos e no entanto, querem dar resposta que satisfaça tal necessidade, uma de tantas necessidades do concelho.

Segundo, não sou contra a Casa Mortuária e reforcei esta ideia desde o início, mas, evidentemente que o primor deste texto publicado pelo nosso Vereador Sr. Gabriel Costa será uma análise ao reverso da medalha que esta obra terá no que respeita à localização proposta. Assim manifestei uma opinião de plena concordância com a declaração de Voto Contra do nosso Vereador (em causa um erro urbanístico de difícil reparo).

Deixo desde já reservas quanto ao provérbio mal entendido. Os provérbios existem como uma máxima ou referência para a sociedade, daí que pensei que, não é provável criar uma grandeza, sem controlar os riscos associados aos projectos e mesmo a obtenção de tais a todo o custo, mesmo por muito que pese tal ansiedade.
Daí a localização da Casa Mortuária ser fisicamente uma solução admissível, mas, na minha opinião, não é solução óptima admissível pelas diversas razões expressas na declaração de voto do Vereador. Defendo que deve ser pensado outra localização, o que não trará necessariamente prejuízos quanto ao espaço temporal, dependerá contudo, da vontade de quem tem autoridade para avançar.


Relativamente aos transtornos causados na rua 1.º Dezembro, é uma consequência da nossa Igreja Matriz ter como confrontação a referida rua e que a mesma liga na perfeição com o trajecto para o cemitério; logo sempre que haja uma cerimónia fúnebre nessa Igreja… este filme, já há muito que está visto… Depois, estamos confiantes que virá uma variante para Penalva, queremos aí que seja de fácil e célere o transporte de bens/mercadorias e pessoas... A rua 1.º Dezembro, na minha opinião que até podemos considerá-la um pouco exagerada, não é o futuro de Penalva (talvez uma muleta), hoje é a rua principal, amanhã…


Sempre receptor da vossa opinião/ideias;
Saudações. Um abraço especial para o Sr. Júlio Cardoso.
 
nesse sitio, por amor de deus, com as crianças a brincarem no jardim de infancia ao lado!!!
 
Sr. Gabriel,
Desde já quero felicitá-lo pela sua frontalidade aqui referida, mesmo que sabendo que este não é um assunto pacífico. Claro e todos nós sabemos, que vale mais esperar, discutir o assunto, e se calhar encontar outro local.
Hoje, em dia cada vez há mais doenças infectocontagiosas, não será por acaso e os Senhores da Junta, sabem, como no caso da "gripe das aves" se houver um caso, uma área num raio de 3 a 5 Km tem que ser vedade. Vejam o caso de alguém que tenha que estar na morgue, dois dias, em decomposição que perigo será para a saúde pública, quando a sua localização é junto à creche ou ao lar de 3ª idade.
E não basta fazer um "cubiculo" para colocar uma urna, tem que ter todas as normas que a comunidade europeia exige, incluindo cãmara refrigeradora... Isso é que eu lhe peço fiscalização atenta neste processo. Porque eu compreendo que é uma promessa eleitoral, mas mais vale fazer as coisas como deve ser, do que em cimo do joelho..
 
Para um Abraço...

Hoje por coincidencia encontrei me com um elemento da Junta ao qual o questionei por ter aschado estranho o seu comentário, mais informo que se o senhor estivesse atento se apareceberia que é uma casa mortuária que estamos a falar e não de uma Morgue.
 
ATENTO

Parece-me que quem não está ATENTO é o Senhor.
Eu nunca falei em morgue.
O caso, para mim, coloca-se na localização da Casa Mortuária. Reafirmo que não é o local ideal, que não compete á Junta de Freguesia esse investmento, que é um erro urbanístico, que vai trazer, no futuro, confusão ao trânsito dentro da Vila, que a proximidade do Lar da Terceira Idade é um erro e que a proximidade da Creche da Misericórdia é outro erro.
A Casa Mortuária compete à Câmara, que dado o interesse da Junta em a construir, se alheou completamente e quer apenas dar alguns dinheiros para a sua construção. A Câmara tem terrenos que permitem outra localização com muito melhores condições.
Respeito a opinião dos membros da Junta de Freguesia e quem pensa de maneira diferente de mim, apenas não concordo e apresentou as minhas razões.
 
sr. Gabriel se reparar bem...quem nao esteve atento desta vez foi mesmo o senhor...porque se reparar a mensagem onde referia a morgue nao era para si...era para "Um abraço" desta vez esteve desatento...mas foi só desta vez...há horas felizes
 
Para ATENTO

Tem razão. Acontece aos melhores!
 
Recebi um post Anónimo que pretende ser uma resposta a um participante deste blog que se identifica como JURISTA.
A questão era saber quem é ou não é Dr.. A mim interessa-me mais que quem ocupa cargos com obrigações públicas seja um exemplo de trabalho. Não quero saber se são doutores, motoristas, pedreiros ou agricultores. As capacidades de trabalho e de assumpção de responsabilidades não se medem por canudos.
Este blog também não é o local para uma discussão deste teor e entendo que, se virem muito interesse nisso, o façam onde começou.
Estou disponível para falar de qualquer assunto de interesse para o concelho e das minhas funções como vereador. Não estou disponível para estas discussões que não levam a lado nenhum.
Acredito que o facto do post aparecer no meu blog foi um descuido, pelo dou este esclarecimento. Obrigado
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?