2008/09/10

 

PATRIMÓNIO - Quem cuida dele?

Estas fotografias foram tiradas este fim de semana na Anta do Penedo Com, na freguesia de Esmolfe. Em 1998/1998, através de um projecto apoiado pelo Programa Leader, foi este monumento recuperado e arranjado todo o espaço envolvente. Colocou-se uma vedação para impedir a entrada de viaturas, limpou-se a zona, colocaram-se caixotes do lixo, colocou-se um painel explicativo e adquiri-se uma área de cerca de 7.000 m2 para que se pudesse proteger o local e, num futuro próximo, ser preparado para um espaço de lazer.
O estado em que se encontra é uma lástima! Desapareceu o painel com as explicações, desapareceu a vedação, há lixo e garrafas vazias por todo lado e dentro do monumento é uma lixeira de vidros, acenderam fogueiras no interior e uma das pedras de apoio está a rachar.
É o abandono do único monumento do género que se localiza no nosso concelho.
Quem ouvir falar o Presidente da Câmara sobre património, pensa que o concelho de Penalva do Castelo é um exemplo na sua preservação. Na verdade não há pior! O Vereador com o pelouro do património nem quer saber. Depois do Morro do Castelo, da Pia da Lameira, da Estrada Romana junto á Ponte do Castelo, entre outros, chegou a vez de estoirar com a Anta do Penedo Com.
Até quando se manterá esta irresponsabilidade?










Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?